Escolhendo as Janelas da Sua Casa

Selecionar portas e janelas é constantemente razão de confusão no momento de construir ou reformar a casa. Além de decorativas, as portas e janelas devem que se adequar com o projeto e serem práticas. Para isso, o primeiro passo é saber os atributos do local e o espaço. Somente assim será possível antever as necessidades do isolamento, térmico, acústico e proteções contraventos, insetos, etc.

A partir disso, deve-se selecionar o material das portas e janelas da casa. Segundo a ANFEAL (Associação Nacional dos Fabricantes de Esquadrias de Alumínio), as portas e janelas de alumínio estão entre as favoritas dos brasileiros.

Entendendo mais do assunto

As esquadrias de alumínio são capazes de serem usadas em casas e edifícios. É um produto com uma boa performance estrutural e requer pouca manutenção graças ao aprimoramento adonisado que assegura mais brilho e proteção aos perfis. Tão fundamental quanto a instalação correta é a aquisição da esquadria correta, uma vez que é necessário certificar de que os que garantem estanqueidade e vedação, a durabilidade e a performance do produto.

De acordo com a conduta técnica NBR 10.821 – Caixilhos para Edificações – Janelas, toda peça precisa conter informações sobre a velocidade do ar e o algarismo de pavimentos no qual as esquadrias são capazes de serem aplicadas de acordo com cada Estado brasileiro. Visto que cada região do País tem qualidades distintas em termos de carga e pressão de ventos, é preciso verificar qual modelo de esquadria indicado. Tal investigação evita futuras infiltrações, amassamento de perfis ou até inclusive acidentes.

Em correlação às metragens, é possível obter vários modelos, com vãos pré-definidos ou em medidas especiais fabricadas para acolher projetos de construção. O tipo de obra tem influência na escolha do modelo. De preferência, a fixação das janelas é feita com contramarco por parafusamento, porém são capazes de serem chumbadas de modo direto no vão, a partir de que haja uma regularização minuciosa para prevenir interferências na estrutura. Os vãos precisam ter afastamento máximo de 1 cm na altura e 2 cm na largura.

Algumas dicas…

Há uma série de coisas para se prestar atenção na hora de escolher as janelas para sua casa, então siga-as com afinco.

Primeiramente, toda vez que for adquirir janelas de alumínio em medidas-padrão, verifique que a primeira metragem é da altura e a segunda, da largura.

Sabia que refazer o marco e contramarco nos tamanhos-padrão em uma reforma   pode sair até 50% mais acessível que do que mandar fazer esquadrias especiais?

Verifique a categoria de espessuras de camada anódica da esquadria, que precisa ser baixa ou média para ambientes urbanos e rurais, alta para litorâneos e reforçada para indústrias e marítimos.

No momento da instalação, veja se os contramarcos estão limpos e livres de argamassa ou cimento para não arruinar os perfis.

Cuidado! As esquadrias precisam ser armazenadas em locais protegidos de itens como tintas, solventes, graxas, cimento ou cal.

Consulte o PSQ (Programa Setorial de Qualidade de Esquadrias de Alumínio), do PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Ambiente), acessível no site do Ministério de Cidades, para confirmar as companhias que vendem itens de acordo com as normas técnicas.

img-casa

Quais cuidados tomar na instalação

Após selecionar janelas para sua casa, observe a colocação das janelas. Veja se elas permitem claridade satisfatória, ao longo o dia, a ponto de não ser necessário acender a luz. Se estiver construindo, fique atento para este ponto e veja também como é a localização da casa com correlação ao trajeto do sol. Caso você já more em um lugar escuro, o modo é encontrar na decoração a saída para acrescentar pureza e claridade. Comece observando as portas e as janelas.

Contrate uma equipe especializada, que cumpra à risca as orientações do fornecedor. Para alumínio, utiliza-se o contramarco, o tipo de armação com poder ideal de vedação que deve ser chumbada na alvenaria para parafusamento dos caixilhos. Uma referência em esquadrias de alumínio em Curitiba é a Balbinot Esquadrias.

Atente-se ao tamanho do vão. Ele precisa ser 1 cm maior que a peça na altura e 2 cm na largura. Isto permite a agitação correta das folhas e barra praticamente toda a chegada de luz e de ar. Vem daí a valia de prever, no projeto, a dimensão adequada de cada janela e os respectivos vãos.

img-fita-metrica

Qual o momento certo para instalar?       

O momento correto para instalar as janelas de alumínio é no ciclo final da obra, meticulosamente, depois da tingimento das paredes. Antes disso, as janelas precisam ser armazenadas em ambiente seco. Se necessitar instalar antes, mantenha os caixilhos, principalmente os de alumínio guardados nas embalagens originais, usualmente chapas duras, para prevenir o contato com argamassa, gesso e solventes. Você inclusive pode protegê-los com papelão, plástico ou painéis de compensado.

Quais as vantagens do alumínio?       

É leve, fácil de manusear e de manutenção simples, além de ótima resistência a maresia. A anodização, feita na produção, amplifica a proteção e a conservação do alumínio para as regiões litorâneas. O tratamento forma uma base de oxido de alumínio, que protege contra corrosão, salinidade e fumaça. Além disso, é possível fazer a pintura eletrostática a pó, um fino aperfeiçoamento aplicado na fabricação que adere a todas as cavidades e reentrâncias da superfície.

Leave a Comment